terça-feira, 19 de abril de 2011

Falta negro nos quadros do Hoje em dia da Record


Ola companheiros!!!

Assistindo ao programa Hoje em Dia na Emissora Record, algo me pareceu estranho, pois sou uma pessoa muita ligada em tudo e me fazia esta pergunta quase que automaticamente, pois o programa é maravilhos, aborda os temas atuais de uma forma muito clara, então continuava a me perguntar, oque será? As receitas do Edu Guedes são tão perfeitas, não poderia ser isso, e a perggunta persistia: o que será? A dicas da Giane Albertone são sempre muito bem vindas, e a pergunta persitia: o que será? As informações sobre o que esta acontecendo no Brasil e no mundo são perfeitas...dai eu consegui achar a resposta...Falta um (a) apresentador (a) negro (a) , então eu pensei...meu Deus! como pode acontecer uma coisa dessas no Século XXI? o nome do programa não é HOJE EM DIA? então, HOJE EM DIA a população negra é consumidora, telespectadora e formadora de opinião. Pois bem, inconformada com isso resolvi expor minha indignação e ver a opinião de vocês e mais, de que forma podemos agir para que esse fato não perdure, então...como podemos resolver isso?

12 comentários:

  1. eu também havia percebido isso amiga.
    é um absurdo pois eles poderiam te colocado pelo menos um repórter negro,mais nem isso fizeram.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Dani e o que me choca é como isso nos é imposto com tamanha naturalidade, por isso não podemos ficar calados , temos que buscar soluções enfáticas para que isso se rosolva de uma vez! O que vc sugere? eu penso que podemos juntar um numero de pessoas e através desse espaço entrar em contato com a Emissora e exigir a presença do negro em seus quadros, pois também somos telespectadores e consumidores e temos o direito de nos sentirmos representado por alguem que é a nossa cara.

    Estamos de OLHO!

    ResponderExcluir
  3. amiga eu também já tinha reparado isso, talvez seja essa umas das razões pela qual deixei de assistir o hoje em dia. Mas repare bem, não é só nesse programa, outros também da rede record não há negros. Penso que poderiámos reunir um numero grande de pessoas e enviar um abaixo assinado à rede record.

    ResponderExcluir
  4. Carla ! Vc disse tudo é que para as emissoras isso é uma coisa tão natural e o fato da comunidade negra não se manifestar nesse sentido faz com que els vão empurrando com a barriga. A sua idéia é maravilhosa e concordo plenamente com vc, por isso temos que reunir um número de pessoas maior para que o impacto seja enorme e com isso eles seja OBRIGADOS a incluir negors em seus quadro, Ja percebi que em outras emissoras acontecem o mesmo e ficaremos ligados para que isso não aconteça mais.

    Estamos de OLHO!

    ResponderExcluir
  5. POis é eu nunca vi um apresentador negro na record, e que me lembre nunca vi reportagem abordando sobre o cabelo afro ou maquiagem, se tiver o abaixo assinado aprovo e assino!

    ResponderExcluir
  6. Que bom Jac saber que posso contar com vc, só precisamos aumentar esse coro , assim não terá como eles ( emissora) se esquivarem, terão que colocar nefros em seus quadros e mais, terão que falar da beleza negra, como maquiagem, cabelo, corpo, tudo...muito boa sua sugestão.

    Estamos de OLHO!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivi... gostei do seu blog e de sua atitude amiga... infelizmente isso acontece em TODAS as emissoras. Sabe o que eu fiz? Não é que eu me conforme ou esteja calada, mas procuro não me apegar a NENHUM tipo de programa na tv. Existem emissoras que fazem uma média, tal como a Globo, colocando no ar o "Esquenta", mas já se foi, bau bau... acredito que Arlindo Cruz entre outras pessoas da alta estavam por traz, p/ que o programa ficasse no ar, mas acabou o verão, acabou o programa, aff* Sempre digo isso amiga... as NEGRAS só são vistas (na mídia) em épocas de CARNAVAL, pq as mesmas sambam muuuito, aí a galera em massa, vem pro Brasil pra curtir a "melhor" festa do ano (segundo eles), e quem sabe fazer isso? OS NEGROS, pois bem... sendo que infelizmente, somos vistas como um instrumento, sabe, Vivi... carnaval lembra NUDEZ, e tds aparecem seminuas ou desnudas mesmo, e infelizmente qdo vamos conversar num chat com algum estrangeiro ou coisas do tipo, essa nossa imagem fica tão carimbada que a gde maioria nos tira como se fôssemos GAROTAS DE PROGRAMA. Enfim, sabe Vivi, isso cansa... nos estressa... eu procuro me divertir e dar mais valor à minha família... não adianta Vivi a gente recorrer a isso ou aquilo, eles sempre terão razão... o poder está com eles. Não desanime amiga, tbme stou contigo nessa luta, mas acima de tudo, procure sempre ORAR e pedir ao nosso Deus que nos dê o dom do discernimento p/ que possamos estar ligados a essas coisas, e que isso não nos atinja. Lembra qdo o Bolsonaro foi no Super Pop (programa Eca), em menos de 1 mês, acabaram de matar um gay, cada um coms eu cada um, mas o desrespeito á humanidade está a flor da pele amiga, outra coisa RIDÍCULA que achei, foi a emissora ter convocado umas modelos negras de cabelo com megahair (cadê a naturalidade) aff, desfilando pro Bolsonaro de lingerie... faça-me o favor... que exposição RIDÍCULA, achei absurda e ele ainda disse que sua esposa era MULATA BRANCA (putz a mulher tem vitiligo?!! Hãaaaa)... os que se dizem skinheads, pensam que são donos do mundo, joga eles na Rússia, auhhuahuahua... nem vão voltar com vida, essa raça de miseráveis, impiedosos que querem acabar com tudo e com todos* Pessoas INFELIZES são assim amiga, sempre vão procurar algo pra tirar a paz dos que vivem bem como nós, vão criar mts empregos e nos deixar como restos, vão dar oportunidades pra uns e outros não, vão colocar água em nossa boca, e não nos darão um gole... Não devemos nos estressar, pq senão acabaremos doentes, morrendo por causa dessas coisas absurdas. Se eu parar pra pensar, me dá vontade de chorar pq sou humana, mas HOJE EM DIA, amiga, procuro valorizar a minha família que jamais me deixará desamparada e procuro SELECIONAR os programas que meu filho assisti, os desenhos tbm são assim, um boneco negro é difícil e se tem algum personagem negro na história, ele é do mal... não possos fazer meu filho crescer com o pensamento de que sua linda cor NEGRA é sinônimo de MALDADE, BANDIDAGEM e/ ou coisas do tipo. A tv brasileira está muuuito atrasada, enqto eles se preocupam com coisas fúteis, tem um bando de pessoas por aih morrendo de solidão e descaso. Vivi, falo muuuito amiga... mas é isso que penso, as pessoas nos tratam como mercadorias, difícil encontrar makes pra nosso tipo de pele, agora está tendo empresas mais preocupadas com isso e estão se dedicando a isso, mas isso nem me influencia, pois a gde maioria nem esquenta a kbça tbm, a verdade é que qse tds pensam que nós NEGROS não temos DINHEIRO pra bancar nossos "luxos".

    ResponderExcluir
  8. Nossa amiga muito profundo tudo que vc falou e eu sei o quanto é verdade, tanto é, que resolvi criar esse espaço pensando em pessoas como vc e sei que podemos mudar algumas coisas, será difícil? será! mais se nos unirmos teremos uma grande chance e conto com vc nessa caminhada!!! Na verdade fiquei sem palavras diante das suas, uma vez que vc expôs tudo o que nós mulheres negras pensamos e vivenciamos!!!

    ResponderExcluir
  9. Acho que não é somente no programa Hoje em Dia não. São tantos os programs em que não vemos negros no comando.Se vc colocar em qq canal de televisão aberta não verá negros como apresentares, nem mesmo em telejornais. Nas novelas e comerciais existe uma lei em que 18% do elelco tem de ser negro, se não fosse por isso não veríamos negros nem mesmo nas novelas.
    Trabalho com crianças, como podemos formar uma identidade se nada a volta das crianças constitui em uma identidade cultural negra? Livros e desenhos em sua grande maioria usam heróis brancos. Fiquei feliz em ver um filme da Disney com destaque para uma princesa negra (A Princesa e o Sapo), visto que as princesas negras ´~ao sempre coadjuvantes.

    Espero que mudemos esta cultura, fazendo a nossa parte também!
    Muito pertinente o que a Isabel colocou. Tenho a mesma opinião quanto as crianças, pois é a partir delas que continuaremos a valorizar a nossa identidade negra.

    ResponderExcluir
  10. Bia!! essa questão esta muito complicada sabe? ainda mais porque muitos insistem em dizer que não há racismo no Brasil, porque se fosse como nos Estado Unidos ficaria mais fácil, Lá tudo tem que ter negros, pois os negros de lá construiram sua auto estima, se acham bonitos, fazem o que querem com seus cabelos, makes , corpos, enfim, não aceitam não participarem das coisas, umas vez que compram...como não ha racismo no Brasil gente? é só vir a televisão, os brinquedos -como vc mesma colocou- e por ai vai, então vamos que vamos meu povo, vamos lutar e mudar essa história a internet tem isso de bom então vamos usa-la !!!

    Estamos de OLHO!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, abordar este assunto pois, hoje em dia vemos como muitas coisas não mudaram e sim foram mascaradas, pois hoje não existem mas senzalas e nem escravos, mas continuamos na escravidão pois continuamos sem ter as mesmas prioridades e regalias que os "brancos", tem pois fomos tirados dos quilombos e colocados em situações muito mas desigual, pois é muito difícil você vê um branco limpado chão de um escritório de brancos ou na teve, agora eles estão tapando o sol com a peneira, colocando mas comerciais com negros mas só é propaganda de plano funeral ou planos de saúde ou supermercados, você não vê em comerciais de shampoo ou outros comerciais, mas isso acontece porque as pessoas se permitem isso.
    Adorei esta sua idéia minha prima show te amo.
    bj Nailá

    ResponderExcluir
  12. Nossa minha prima, amei seu comentário e po isso...

    Estamos de OLHO!!!

    ResponderExcluir